16 de maio de 2016

ADELINO GOMES TRAZ MEMÓRIAS DE ABRIL AO IPSB



Pela mão do jornalista Belino Costa, nosso conterrâneo, com a coordenação do Grupo de História do IPSB, veio até nós um dos repórteres de Abril, possivelmente aquele que mais intensa e espontaneamente viveu Abril na peugada de Salgueiro Maia, seu amigo da escola. Falamos de Adelino Gomes que conseguiu trazer, até aos nossos alunos, gritos de vitória, gritos que ainda hoje, não sendo onomatopeias, fazem lembrar correntes a partir-se, janelas a abrir!...
A sessão começou como uma encenação de alunos e professores com textos alusivos à Liberdade de Abril. Cantou-se o "E depois do Adeus" que desbloqueou as janelas de Abril e ouviu-se o Grândola Vila Morena que as escancarou. Tivemos uma certa impressão de que os nossos ilustres convidados foram apanhados de surpresa por esta iniciativa e que gostaram da plataforma que lhes estendemos para motivar ainda mais os nossos alunos para a importante mensagem que nos trouxeram.
Adelino Gomes trouxe-nos Abril como até agora o não tínhamos escutado: na primeira pessoa, da primeira linha, do topo de uma guarita da guarda onde Francisco Sousa Tavares proferiu um discurso improvisado que marcou a revolução portuguesa na História das revoluções de todo o mundo.
E, bem ao jeito daqueles que vêem ao longe, Adelino Gomes levou-nos até bem lá atrás, às Crónicas de D. João I de Fernão Lopes, para compreendermos melhor as pistas que o passado nos dá para, de forma mais livre e informada, aprendermos a fazer escolhas no futuro.
Gritou-se Liberdade! "Ensinou-se" Liberdade!

Obrigado Belino Costa!
A nossa escola não é um mundo fechado. Muito antes pelo contrário! Obrigado por acreditar que vale a pena partilhar connosco este sal da nossa "portugalidade"!








Sem comentários:

Enviar um comentário