31 de março de 2012

ABC DE BUSTOS - SOB O ESPECTRO DE CRISE (Pólo Escolar, Que valências sobram?)

Assembleia geral ABC de Bustos. 30.03, 2012 - 20 horas.

Presenças 18 associados.

O presidente da mesa da assembleia geral, Jorge Grangeia, leu a convocatória e deu início aos trabalhos com o
RELATÓRIO E CONTAS DE GERÊNCIA’2011.

Dr. Paulo Alves, presidente da direção, fez um resumo das atividades da associação no ano de 2011, assinalou alguns investimentos feitos, recuando aos anos 2009-2010-2011.


CONSELHO FISCAL – PARECER FAVORÁVEL.
Dr. Mário Belinquete, vogal do conselho fiscal, leu a ata, referente aos dados contabilísticos fornecidos, pela direção, que apreciados em reunião deste órgão social, foi dado o parecer favorável, pois não foi encontrada qualquer irregularidade.
O parecer do Conselho Fiscal foi aprovado por unanimidade.


INTERVENÇÕES

Manuel Romão pediu esclarecimento referente a alguns dados contabilísticos.
Prontamente o dr. Paulo Alves fez questão de fornecer todos os pormenores.
Jorge Grangeia, entre outras pormenores, perguntou pela percentagem das quotas dos sócios pagantes, sobre a renda da biblioteca,…
O Presidente da direção explicou que depois do novo ficheiro eletrónico entrar em funcionamento, as quotas irão ser cobradas. E, como desabafo: … nem com custo mais acessível se conseguiram mais sócios. Os tempos de crise não ajudam.

O dr. Paulo Alves informou que feito um protocolo com a Câmara Municipal, para o financiamento das obras realizadas - pinturas e outras reparações, tendo sido recebidos 19.000 Euros, faltando receber 3.000 pela renda da biblioteca. Há promessas ainda não concretizadas.
As faturas são pagas a 23 dias palavra do presidente.
Está nas intenções a compra de um novo autocarro de 17 lugares, mas falta o melhor – o financiamento. Esperamos que tudo se resolva.
Relatório e contas do ano 2011 foi aprovado por unanimidade.
Áurea Nunes, presidente da SóBustos, louvou o excelente trabalho que tem sido feito pela atual direção não esquecendo as dificuldades do passado.
Sérgio Pato perguntou em que ponto se encontram as negociações sobre as obras do Torreão e outras que urgem no tempo.

O dr. Paulo Alves disse que se estão a fazer algumas démarches, e espera que brevemente haja novidades para os associados.
Jorge Grangeia pediu união a todos os associados, para os tempos de crise que todos atravessamos.
Muitas instituições pelo país, estão a passar por grandes dificuldades, salários em atraso despedimentos etc., informou o dr. Paulo Alves
O dr. Mário Belinquete fez uma previsão bastante negativa para o ABC, quando abrir o novo Pólo Escolar. Que valências irão funcionar? Com menos receitas – futuro bastante negro.
Dina Reis Costa reagiu: depois de tanta tempestade que pairou na assembleia, deixou um alerta de esperança que melhores dias virão. Os Bustuenses sempre foram um povo vencedor.
Sobre o processo do Ministério Público de que foi alvo o dr. Paulo Alves, espera-se que em breve tudo fique esclarecido.
(Quem não deve não teme).
Santa Páscoa para os que a celebram.
Sérgio Pato

BIBLIOTECA DA FREGUESIA DE BUSTOS - olhares

amplia, clicando sobre a imagem


















2º GRANDE PRÉMIO DA SERENA (OLIVEIRA DO BAIRRO), 31 MARÇO'1985 - EFEMÉRIDE -

31 Março'1985 (domingo) - O Centro de Atletismo da Serena (Oliveira do Bairro) realizava o
2º Grande Prémio da Serena.

28 de março de 2012

BUSTOS – CHÁ & DANÇA PARA MAIORES DE 65. Organização da Câmara Municipal OLIVEIRA DO BAIRRO

Houve chá dançante para maiores de 65 anos,
dia 25, a partir das 16  horas. Obras Sociais ABC/ ORFEÃO

Tarde animada com música chá e bolinhos contou com a presença de jovens de espírito que gostam de dança e de convívio.

Evento realizado em todas as freguesias do concelho,
Em Bustos, alguns elementos da direção do ORFEÂO prestaram serviço na sua realização.
...
Foi um encontro salutar…
Sérgio Pato

BUSTOS - ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS ( + imagens sérgio pato)







BUSTOS - ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS (imagens sérgio pato)


























27 de março de 2012

BUSTOS PALCO DA COMEMORAÇÃO DO 38º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS DE OLIVEIRA DO BAIRRO








Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários
de Oliveira do Bairro

38 º aniversário, dia 21 março'2012.
As comemorações aconteceram em Bustos, no dia 25 de Março.


O programa começou com missa solene na Igreja Paroquial.


A partir das 15 horas houve um desfile dos bombeiros em parada, viaturas e fanfarra que percorreu algumas ruas da freguesia.



Terminado o desfile foram entregues a alguns elementos dos bombeiros foram agraciados com medalhas de ouro, prata ou bronze.
A seguir, na sessão solene no auditório do edifício da Junta de freguesia, na qual discursaram algumas individualidades.


Foi endereçado um agradecimento às pessoas que participaram no peditório e às que contribuíram para a aquisição do futuro veiculo de desencarceramento que vai custar 200.000 euros e que a Câmara Municipal fez promessa pública de atribuir um subsídio. este integrado nas comemorações do aniversário dos bombeiros.
A assistência ainda apreciou o evoluir de um simulacro de incêndio e da assistência a sinistrados.



Uma nova viatura recebeu a bênção do Pároco de Bustos, P.e Arlindo Valente que se fazia acompanhar de personalidades destacadas da política concelhia e local.
Também foi feito um agradecimento especial a todos os bombeiros voluntários pelo seu esforço e dedicação ao serviço público.
A finalizar, os bombeiros agradeceram ao pároco e à comissão da fábrica da Igreja de S. Lourenço pela cedência das instalações onde se realizou o almoço e o lanche..

O Tempo meteorológico fazia lembrar o verão.
O acontecimento contou com boa adesão da população.
Foi notada a ausência de alguns políticos locais e concelhios - terá sido esquecimento ou falta de convite?
(perguntar não ofende)
Sérgio Pato
mais imagens aqui
+ aqui

26 de março de 2012

ADERCUS EM ESTARREJA



O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação no grande prémio de atletismo da cidade de Estarreja, prova na qual voltou a ter atletas presentes no pódio,
e ainda pela participação de Maria João Batista na final nacional do km jovem.

Na cidade do Antuã, a primeira prova em disputa foi a de infantis femininos, na qual Beatriz Rodrigues foi a 2ª classificada, seguida de Ana Alves, 8ª, Salomé Sousa, 17ª, e Inês Ferreira, 20ª. Coletivamente, a ADERCUS foi a 2ª equipa.

Em iniciados femininos, a equipa foi a vencedora, com o contributo do 6º lugar de Catarina Rodrigues, Inês Silva, 9ª, Sofia Bôrras, 10ª, e Joana Gomes, 17ª. No sector masculino, Joãoi ferreira foi 13º e Micael Morado, 26º.

Nos benjamins, Sofia Almeida foi 5ª classificada, enquanto nos masculinos a equipa subiu ao pódio no 2º lugar, com o desempenho de Marcelo Ferreira, 6º, João Manuel, 9º, e João Pedro, 33º.

Nos juvenis masculinos, participaram ainda Márcio Gouveia, que foi o 13º, e Rui Oliveira, 18º. Par terminar a participação dos jovens bairradinos, Miguel Gouveia foi o 7º classificado nos juniores masculinos.
 Na corrida de seniores e veteranos, de 10.000m, a ADERCUS obteve o 5º lugar no setor masculino, com a classificação de Luís Silva no 13º lugar, Diogo Miguel, 15º, e o 7º de Paulo Miguel, nos veteranos 3.
 ADERCUS – EQUIPA FEMININA DE SENIORES VENCE EM ESTARREJA
Em seniores femininos, foi alcançada mais uma vitória, com o 5º lugar de Sara Carvalho, seguida de Joana Nunes, 6ª, e Carina Marques, 10ª.


No sábado à tarde, Maria João Batista participou na final nacional do km Jovem, disputada no estádio 1º de Maio, em Lisboa. A jovem atleta da ADERCUS foi a 6ª classificada, com um novo record pessoal na distância de 1.000m. Para conquistar a presença na final nacional, a atleta foi a vencedora da fase distrital, disputada no passado sábado, 17 de Março. Na mesma competição, Beatriz Rodrigues foi a 2ª classificada nos infantis femininos e Soraia Silva foi a 4ª nos juvenis.
 Na mesma data, no torneio de abertura de pista, disputado conjuntamente com o km jovem distrital, Ana Rodrigues foi a vencedora da prova de 100m barreiras, Luana Ferreira foi a 3ª classificada dos 1.000m para benjamins, e nos 1.000m para seniores, Sara Carvalho e Joana Nunes foram 1ª e 2ª, com novas melhores marcas pessoais.
ADERCUS
____________________________________________________________________________________
ADERCUS-Recer
CTT: Rua Angelino F. Rodrigues – Serena, 3770-303 Oliveira do Bairro
Tlm.: 93 2660 028 (António Mota, Presidente da Direcção); 96 6950 318 (Ricardo Esteves, Dir. Técnico); 91 8976 202 (António J. Silva, Monitor); 96 9394 665 / 91 6562 408 (Hugo Ramalho, Seccionista);
Página Electrónica: http://www.adercus.blogspot.com


25 de março de 2012

SóBustos - ELEIÇÕES JÁ MEXEM


23-03-2012 - 20 horas: Assembleia geral SóBustos .
Presentes 25 associados.


Usou da palavra a presidente da direção, enfermeira Áurea Nunes, que fez uma retrospetiva das atividades realizadas durante o ano de 2011, do plano de investimentos, da requalificação e apetrechamentos, tanto no interior do edifício da instituição como nas áreas envolventes.
Só não avançou com a prometida nova creche, porque o concelho já tem bastantes, e não haverá crianças para preencher toda a oferta, pelo que será de esperar pela abertura do novo Pólo escolar de Bustos para saber que valências irão abrir.
Durante o ano de 2012, depois de ter sido aprovado pelo QREN (1), e POPH (2), com financiamento de70% do custo a SóBustos terá energias renováveis.
Também referiu as despesas e os subsídios recebidos.
O presidente do Conselho Fiscal, dr. Óscar Santos, leu a ata que depois de ter reunido com os seus colegas, deu parecer favorável não tendo sido encontrada qualquer irregularidade. O parecer foi aprovada por unanimidade.
Intervenções:
Dr. Manuel Nunes falou na crise que todos passamos e as instituições, não fogem à regra onde aumentam as despesas e baixam as receitas, deixou um alerta para os associados estarem bastante atentos às pessoas que gerem os destinos das mesmas no presente e futuro tem de ser qualificadas.
Dr. Paulo Alves perguntou se no caso de no futuro, ter que se fazer algum tipo de indeminização, haverá dinheiro?
Fernando Pinhal, técnico de contas da SóBustos, falou nos 470.000 euros a prazo, no património de 1.260.000 €, em despesas de 97.000 €, havendo um saldo positivo de património de 1.163.000 €. A SóBustos está de boa saúde financeira e recordou que todas as direções que têm passado realizaram muito bom trabalho.
Humberto Reis Pedreiras falou que a direção do fundador Manuel Cruz deixou um saldo de 215.000 euros, também confirmado por Isaura Vieira.
Relatório e contas de 2011 aprovados por unanimidade.
A senhora presidente falou que a direção a que preside tem andado a germinar uma ideia de construir um Centro de noite para aquelas pessoas que vivem sozinhas, obra inédita.
PRÓXIMAS ELEIÇÕES - JÁ MEXEM
O presidente da assembleia geral prof. dr. Milton Costa leu uma carta que lhe foi enviada, por um associado para a recondução de alguns membros da atual direção para novo mandato. Mas como fariam dois mandatos e os estatutos não permitem, teria que ser marcada nova assembleia para os sócios decidirem, palavras do causidico dr. Óscar Santos.
Sérgio Pato
______________
(1) QREN = Quadro de Referência Estratégico Nacional
(2) POPH = Programa Operacional Potencial Humano