7 de dezembro de 2006

PELOS JORNAIS

PLANO E ORÇAMENTO 2007

O executivo da Camâra Municipal de Oliveira do Bairro aprovou as Grandes Opções de Plano e Orçamento para 2007, prevendo investir pouco mais de 28 milhões de Euros. Bustos parece ficar arredado dos grandes investimentos anunciados. Depois do ostracismo a que nos votou o executivo CDS/PP parece o que PSD nos quer fazer pagar igual factura. Será porque à frente da freguesia se encontra um eleito pelo CDS/PP?

A notícia do Litoral Centro pode ser lida aqui.


FESTA DA U.D.B

“A noite começou com a chegada das dez equipas e respectivas madrinhas que desfilaram no relvado para uma plateia, que, não sendo numerosa, fez questão de aplaudir até à exaustão todas as equipas, em particular as equipas de formação.
Cantado o hino do clube e o hino nacional pelo Coral de Bustos, foi homenageado, a título póstumo, Manuel Santos Pato, que foi jogador, fundador e o primeiro dirigente do clube, tendo também sido homenageado o antigo funcionário da AFA, Mário Pedro Lemos, recentemente falecido.
Fernando Vinagre, secretário-geral da AFA, também foi distinguido, a quem foi atribuído o título de sócio benemérito.
Fernando Viera e a direcção da UD Bustos não deixaram de homenagear também o presidente da autarquia, Mário João Oliveira, “amigo de fé, irmão e camarada”, e o vereador António Mota, “patrono do futebol jovem”, assim falou o presidente do clube que realçou que “oitenta por centrodaobra deve-se a António Mota, dos apoios financeiros recebidos pela autarquia, onde Mário João Oliveira cumpriu com a palavra dada”, concluindo que o sucesso das obras se deve também à população e ao comércio local.
Fernando Vieira que está à frente do clube há sete anos, viria a ser mais tarde homenageado por colegas seus, um deles José Espadilha, tendo anunciado então a todos os presentes que ele seria o seu sucessor.”

Assim é descrita no Jornal da Bairrada a festa da inauguração oficial do novo relvado sintético do União. O resto da reportagem pode ser lida aqui.

8 comentários:

  1. Anónimo14:17

    1- Título “Executivo gasta 28 milhões de euros nas Grandes Opções do Plano”
    (Litoral centro)
    Merece uma nota. O termo “gasta 28 milhões” traz a conotação de desperdício. E tratando-se de dinheiros públicos, a sua aplicação tem de ser cautelosa., ainda que a componente angariadora de votos – por tradição – nunca poderá ser desprezada. Ou será que o jornal quis dizer que a Câmara é mesmo gastadora?
    2- Causa estranheza o PS concelhio não ter dado uma sugestão para a construção do plano. Por certo, directa ou indirectamente, o Chico autarca não foi contactado. E se ele souber, irá ocupar todo o tempo de antena no comité central Barrilito ...
    3- "Os parques escolares vão ser feitos pela seguinte ordem: Oliveira do Bairro, Vila Verde e Palhaça", referiu, [o Presidente] (in Litoral centro.
    Irá acontecer a desactivação das escolas do ensino público do 1º ciclo de Bustos e as crianças passarão a frequentar o Pólo da Palhaça?
    É mera hipótese que deve ser parodiada nos salões do poder local. Mesmo que não seja, em Bustos está localizado o maior complexo escolar do concelho e a maioria das crianças abrangidas pela alçada do ensino obrigatório não irá para outra escola.
    4 – Palhaça (Feira): A aquisição de terrenos e construção é contemplada com 420.000 euros. (Adapt. Jornal da Bairrada). Está certo o Vereador da Palhaça está a cumprir o seu papel para com a sua terra. Na democracia portuguesa apenas houve um senhor líder em Bustos: Jacinto Simões dos Louros.
    5 – Bustos está na ultra-periferia do concelho. Não tem direito a reclamar.
    E siga a música
    sérgio miccaelo ferreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:27

    É mau perceber que o PSD de Bustos está paralizado porque não quer favorecer o Presidente local que é do CDS. Como querem anular o CDS anulam toda a freguesia. Não é partidarite aguda? Então o que é? O futuro vos julgará por servirem o partido nas não a vossa terra.

    LAMENTÁVEL!!!!

    Pelo menos o Doutô já nomeou herdeiro... Assim (não) vamos lá...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:38

    Perante o sempre silencioso Paulo Alves apetece dizer:

    - Volta Paulo Figueiredo que está perdoado!

    O PSD local existe mesmo?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:26

    Estamos cada vez mais longe de Oliveira do Bairro, cada vez mais perto do Montouro...
    Começa a ser uma triste sina!

    ResponderEliminar
  5. Não se percebe a afirmação do Pres. da Câmara sobre a não posição do PS acerca das Grandes Opções do Plano e Orçamento camarário, a qual só pode ser interpretada como um “quem cala consente”.
    Esta leitura constitui uma inédita jogada política. É certo que os tempos são outros, o treinador mudou, os jogadores têm novas caras, as chuteiras são da Adidas, o relvado é sintético a até os balneários são novos. Logo, é de esperar que se queira incutir nos adeptos a ideia duma nova filosofia do jogo, de novas e revolucionárias tácticas desportivas.
    Eureka: a Sra. Câmara descobriu o 4 x 3 x 0!
    Vamos lá ver se nos entendemos: O documento foi apresentado em reunião de Câmara, orgão onde só tocam o PSD e o CDS. Obviamente, o pequeno PS concelhio só terá conhecimento do documento quando ele for distribuído aos membros da Assembleia Municipal (onde me incluo). Assim sempre foi, em Oliveira do Bairro.
    Entretanto, assentemos no ditado romano: à Câmara o que é da Câmara; à Assembleia o que é da Assembleia.
    Lembro que a sessão da AM é no dia 18 e não a 15. Mais lembro que a respectiva convocatória (e documentos acompanhantes) ainda nem sequer foram distribuídos pelos 27 membros da dita.
    Cá por mim e como diria o Sr. De La Palisse, não posso rever-me em algo que ainda não sei o que seja.
    Não a despropósito: segundo sei, o actual executivo tem atirado para a mesa da discussão camarária dossiers que os vereadores da oposição CDS só conhecem na hora da reunião camarária. Diziam os latinos e dizem os juristas: “in articulo mortis”, ou seja, no momento da morte; ou, se preferirem, no momento do parto.
    Logo se vê, no dia 18, que eu não sou de dizer ámen, nem de ir à missa ou à catequese…
    Palavra do senhor
    osc@ardebustos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:21

    Pode ler-se no "Litoral Centro" que na reunião em que foi discutido o plano de acção e orçamento para 2007, o presidente da câmara esclareceu que convocou os partidos com assento na Assembleia Municipal (PS e CDS-PP) para trocar impressões e aceitar sugestões, e que "o CDS-PP fez-me chegar algumas sugestões, ao contrário dos elementos do PS, que, assim, se revêem no documento que apresentamos". Convenientemente, não disse o presidente da câmara se acolheu ou não, no todo ou em parte, algumas das sugestões apresentadas pelo CDS-PP. Abordando o mesmo assunto o "Jornal da Bairrada" noticia que o presidente da câmara terá referido que "o executivo, querendo respeitar os direitos da oposição, teve o cuidado de reunir com os presidentes das concelhias do CDS e do PS, onde lhes explicou as razões destas opções de uma forma aberta e serena".
    No entanto o osc@ardebustos diz-nos que "o pequeno PS concelhio só terá conhecimento do documento quando ele for distribuído aos membros da Assembleia Municipal". Perante estas duas versões, não tenho dúvidas que é esta última, a do osc@ardebustos, que assenta na verdade. E assim, espero que o dia 18, na sessão da Assembleia Municipal, o osc@rdebustos mantenha a sua vontade de "não dizer ámen" e que não seja o "laço de sangue" que o liga à vereadora da cultura a impedi-lo de dizer alto e bom som que O PRESIDENTE DA CÂMARA MENTE COM QUANTOS DENTES TEM NA BOCA PARA DEFENDER POLITICAMENTE O QUE NÃO TEM DEFESA POSSÍVEL ou seja, que a oposição concorda com o plano e orçamento para 2007. É que, questões com esta gravidade, não podem ser ignoradas pelos munícipes, principalmente se partirem de alguem com a responsabilidade acrescida de presidir ao conselho de jurisdição da distrital do psd -ah! grande conhecedor de leis!!!
    Não desiluda, osc@rdebustos, quem crê na sua palavra de senhor!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:24

    O município atravessa um momento crucial para o seu desenvolvimento e parece-me que os habitantes em part-time dos Paços do Concelho estão mais virados para o imediatismo mediático do que para um processo estruturante e reformista.
    Este orçamento espelha a mediocridade a que estamos votados. Um executivo muito virado para si, ainda a tentar perceber o que está a acontecer, desprovido de iniciativa e sem capacidade de ultrapassar as tricas que eles próprios vão criando. As grandes opções que possibilitariam um desenvolvimento sustentado deveriam ter sido tomadas agora e não foram. Esta falta de visão estratégica só é por mim entendível pela verificação da indisponibilidade e impreparação que o exercício de um cargo autárquico exige.
    Os próximos orçamentos ainda vão ser mais eleitoralistas que os manifestos eleitorais.
    Para a nossa freguesia não resta nada. A reformulação do campo Dr. Santos Pato, sejamos honestos, não passa disso mesmo. A freguesia precisa de muito mais, podemos e devemos exigir para Bustos o mesmo que as outras freguesias já possuem.
    Tive pena de não concretizar o projecto autárquico que ficou na gaveta, senão outro galo cantaria. Agora, acreditem em mim, só unidos conseguiremos dar a Bustos o que a freguesia vem perdendo nos últimos anos.
    Não há outra forma.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:50

    eu n sou ai de bustos mas estou contigo paulo concordo

    ResponderEliminar