14 de dezembro de 2006

CTT - (não) VÃO PARA A JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS ... AI VOTARAM NELES ...

Ia muito descansado espreitar as narcejas no baldio do Sr. Visconde, quando deparo com um grafiti “A junta está a construir um muro ao lado da Casa do José Paulo, no lugar do Hugo Chavez do Cabeço..." Dizia mais qualquer coisa onde se distinguia: ‘com alinhamentos irregulares’. Não liguei muito. E até encontrei uma provável explicação, a fita métrica ou o nível, ou os dois instrumentos poderiam estar avariados, ou poderia ter outra razão menor, e assobiei para o lado.

Segui viagem. De chofre, entra de rodilhão uma voz com sotaque estrangeiro: na próxima sessão da Assembleia de Freguesia vai ser discutida a proposta da passagem dos CTT de Bustos para a alçada da Junta..

Não queria acreditar que Bustos fosse tão pequeno.... [E anda o Belino Costa a esfalfar-se por mostrar as grandezas de Bustos e sai-me na rifa mais esta miséria].
O sr. Manuel Pereira, presidente de várias Juntas em Bustos, que nunca teve uma atenção para com a manutenção do edifício dos CTT, vai agora responsabilizar-se pelo serviço dos CTT?
Pelo menos, o sr. Manuel Pereira deveria olhar para a história dos serviços dos correios de Bustos, edificada pedra sobre pedra pelos genuínos bustuenses (naturais ou radicados) . E não vou ao início da epopeia da estação telégrafo-postal. Fico por mais perto. Foi a dura e intempestiva reacção da SÓBUSTOS que impediu a redução do horário de funcionamento da mala postal. Se o Sr. Manuel Pereira estiver esquecido, talvez Narciso P. Cardoso se lembre dessa época e o aconselhará o que deve fazer para manter os “correios” de Bustos em Bustos, directamente dependentes dos Correios de Lisboa ou uma das suas sucursais..

Por mais luzidia que seja a proposta de transferência, ela encobre sempre outra realidade. A inexorável saída de um Organismo que deveria estar vocacionado para servir.
Vem de longe a comparticipação das Juntas para conseguir manter o serviço Postal. O sr. Manuel Pereira porventura desconhece. Hoje, os CTT são uma entidade que, no meu ponto de vista, pratica (dentro uma legalidade) a concorrência desleal. Dou um exemplo: Vou a uma estação e deparo com o espaço ocupado com expositores de livros e artigos de papelaria. Estes senhores, os CTT, não pagam um «tusto» às Câmaras onde têm instalado os postos de venda «clandestina», ainda que passem factura e recibo [Eu nunca lá compro nenhum artigo que se venda no comércio local.] Entretanto, a receita das vendas deste material vai toda para a capital do capital. Sr. Manuel Pereira, o comércio local é prejudicado. Ou não será? ... Que benefícios traz à terra esse posto de vendas .... Nem sequer pagam a tinta para a marcação da passadeira de acesso dos peões ao seu serviço, como acontece em Bustos.
...
Bustos está na ultra-periferia do concelho e tem merecido o tratamento correspondente. Mas há um tempo para reagir à afronta. A proposta deveria ter sido liminarmente rejeitada. A incubação dos CTT na Junta, só mostra que Bustos é um sítio localizado algures no meio do mato.
...
Nem com a ameaça dos Correios fugirem para a Palhaça ou para outro local faz mudar de opinião. Em Bustos (freguesia) deve continuar uma estação, mesmo que seja administrada por espanhóis, de Espanha. Pelo menos não se esqueceriam de dotar a estação com serviço de internete. Ou o Sr. Manuel Pereira esquece-se que há muitos emigrantes que já manejam esse serviço e quantas vezes eles a procuram? Hoje poderiam ser quatro ou cinco utentes, mas mais tarde eles multiplicar-se-iam... Aí estava um assunto a merecer discusão em Assembleia - a Junta de Freguesia poderia subsidiar a instalação da internete na estação dos CTT de Bustos. [eu sei, não tem espaço para a sua instação, não é?].
Bustos tem de olhar com mais atenção para a estação dos Correios - como fizeram os bairristas - e até deve exigir a construção de um novo edifício, nem que seja na zona ... ( bem, fica para outras oportunidades)


Ai votaram neles... Aguentem-se.

E as narcejas?
sérgio micaelo ferreira

9 comentários:

  1. Anónimo19:03

    Estou intrigado com as narcejas. Confesso que nem o dicionário me ajuda. Mas vale a pena citar:
    "Narceja: ave caradriforme da fam. dos escolopacídeos (Gallinago paraguaiae), encontrada em toda a América do Sul, com cerca de 30 cm de comprimento, bico longo e reto, dorso escuro com faixas amareladas nítidas e que, no período reprodutivo, emite fortes sons, provenientes de vibrações das penas externas da cauda [sin.: agachada, agachadeira, atim, batuíra, berrumeira, bico-de-ferro, bico-rasteiro, bicudo, corta-vento, maçarico-d'água, maçarico-d'água-doce, minjolinho, monjolinho, narceja-comum, narceja-miúda, narcejinha, rapaz, rapazinho, rasga-mortalha]

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:38

    Arranjar trabalho para termos um funcionário na Junta a tempo inteiro e de forma profissional, parece-me uma boa ideia.

    Os correios integrados nos serviços fornecidos por uma junta de Freguesia pois porque não, se não somos muitos, nem ricos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:55

    Há quanto tempo não escreve uma carta em papel?
    Eu já há muito. Desde do aparecimento do e-mail que não escrevo uma carta em papel.
    São os novos tempos e o funcionário terá que ir fazer outra coisa, pois o trabalho dele, e a importância que já teve, neste momento é obsoleta.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:50

    A estação dos Correios de Bustos, terreno e casa, foram OFERECIDAS pela freguesia aos antigos CTT e depois por vezes com mais ampliação para acompanhar o progresso que se ia fazendo. Portanto, a estação PERTENCE a Bustos. E se tiver de acabar, deverá reverter para a freguesia se acaso houver honra e vergonha. Mas irá mesmo acabar? Ali em cima um Anónimo diz que deixou de escrever cartas. Mas será que esta estação não faz e recebe também registos, vales de correio, telefonemas e etc, etc? Se sim, a população irá então perder - e muito! Será a prova final de que Bustos e a sua gente já não são mais o que eram e que deveriam continuar a ser. Uma tristeza!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:39

    "Anonymous said...
    Arranjar trabalho para termos um funcionário na Junta a tempo inteiro e de forma profissional, parece-me uma boa ideia.

    21:38"
    O senhor Eduardo dos Correios safou-se de boa. Hoje , com esta mentalidade, seria despedido.
    É o que irá acontecer à actual e simpática chefe da estação. Vontade não lhe falta

    ResponderEliminar
  6. O sistema anda a pouco e pouco a isolar as populações.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:58

    No cometário: #A estação dos Correios de Bustos, terreno e casa, foram OFERECIDAS pela freguesia aos antigos CTT ..." O comentador conclui «Portanto, a estação PERTENCE a Bustos» Desculpe contariar, mas a junta de freguesia de então - oportunamente indicarei a(s) data(s) em que foi celebrada a entrega do edifício à Administração-Geral dos Correios (não sei se era assim designação correcta, mas pouco interessa).Em 12do7 editei "PALHAÇA - JUNTA DE FREGUESIA RETOMA EDIFÍCIO DOS CORREIOS". alguns interlocutores perguntaram-me porque metia este caso no NB. Respondi que era para poder comparar a atitudae das duas juntas, uma zelava pelo seu partrimónio a outra(a da nosa terra entregou o ouro de mão beijada ao ladrão. Se for usado o argumento de em casos idênticos o tratamento tem de ser idêntico. talvez o princípio da analogia vingue. Bustos até pode reclamar que foi ludibriado pela toda poderosa administração,
    s+ergio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:27

    Rectificação: Onde está «Em 12do7 editei "PALHAÇA - JUNTA DE FREGUESIA RETOMA EDIFÍCIO DOS CORREIOS". alguns interlocutores perguntaram-me porque metia este caso no NB. Respondi que era para poder comparar a atitudae das duas juntas, uma zelava pelo seu partrimónio a outra(a da nosa terra entregou o ouro de mão beijada ao ladrão.»
    .....................................................
    Deve ler-se:«Em 12do7 editei "PALHAÇA - JUNTA DE FREGUESIA RETOMA EDIFÍCIO DOS CORREIOS". Alguns interlocutores perguntaram-me porque metia este caso da Palhaça, no NB. Respondi que era para poder comparar a atitude assumida pelas duas juntas, - uma zelava pelo seu património e a outra (a da nossa terra) tinha “entregue o ouro de mão beijada ao «ladrão»” – expressão de uso popular. .............................................
    As minhas desculpas se o texto apenas for lido à letra. A administração dos Correios de então não roubou nada, aproveitou-se sim da fraqueza negocial do poder local, comparando com o que ocorreu com a Junta de freguesia da Palhaça que pugnou pela defesa dos seus interesses............................................
    E se os #Correios# oferecerem o edifício à Junta de Freguesia, o que não faz nada demais, tem de o entregar depois de reparado e pintado. Para cancro da degragação de prédios, bem basta o Palacete do Visconde.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:05

    A autorização da entrega da maior parte dos serviços dos correios de Bustos à Junta de Freguesia estará por dias. O contrato tipo não deverá acrescentar alguma cláusula que proteja algum interesse do outorgante mais fraco.
    A receita dos eventuais 500,00 €/mês serão suficientes para garantir um serviço ‘mais’ eficiente? Acresce que o aumento ‘da avença’ paga pelos correios será apenas correspondente à taxa de inflação. Entretanto poderão surgir aumento da despesa concernente à exploração, os correios ficarão alheios. O (A) funcionário auferirá o salário mínimo (?) ou pouco mais para tanta responsabilidade que o serviço postal requer. E quando acompanhar o aumento superior à inflação será o orçamento da Junta de Freguesia a suportar. A Junta participa nos lucros na Empresa? Enfim é o blá ..blá... da agilização, contenção, viabilização e outras formatações muito adequadas para vendar os olhos.
    Enfim, em 2009, com governo da sigla actual ou outra, haverá privatização, e como a parte que dava prejuízo está arrumada para as Juntas, o valor da oferta subirá,... E isso é que interessa.
    O que aconteceu com outras estações deveria ter servido de aviso. Já que a “prestação do serviço universal pode ser efectuada:
    c) Por pessoa colectiva de direito privado, mediante
    contrato”. (Lei n.o 102/99 de 26 de Julho) e legislação posterior Aqui estava a oportunidade para reactivar a Casa do Povo, instituição que poderia ser o fermento de actividades sócio-culturais que tem escapado a Bustos. Hoje ainda há Casas do Povo dinâmicas.
    Resta pouco tempo para analisar e contrapropor alterações ao contrato. O sr. Manuel Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Bustos, entendeu não informar atempadamente a população. O resultado está à vista, mais despique partidário na próxima assembleia do dia 22 (a realizar pelas 20H00) e pronto. Os serviços dos CTT irão transitar para a responsabilidade da Junta.
    Se ao menos o Edifício dos Correios fosse cedido à Junta de Freguesia ...
    E o que vai acontecer à actual chefe de estação? Irá continuar ao serviço em Bustos? Com vencimento do terceiro mundo?
    Malditos eficiência e qualidade de acção e outros chavões ao serviço da globalização de meia dúzia.

    ResponderEliminar